Renovado

Óculos furtado da estátua de Drummond é recolocado no Rio

Nova placa de identificação também foi instalada

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, recuperou um dos monumentos mais queridos de cariocas
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, recuperou um dos monumentos mais queridos de cariocas |  Foto: Divulgação / Seconserva
 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, recuperou um dos monumentos mais queridos de cariocas e turistas: a estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana. Os óculos de Drummond, que haviam sido furtados no fim de abril, foram recolocados nesta sexta-feira (7).

Além de recolocar os óculos, feitos em bronze, a equipe da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, instalou uma nova placa de identificação, na qual se lê o nome do poeta e o ano de inauguração da estátua.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, reforça a importância de a população ajudar a zelar pelos monumentos cariocas.

“A Prefeitura instalou câmeras que monitoram vários monumentos, incluindo a estátua de Drummond, mas os cidadãos precisam nos ajudar a combater o vandalismo. Preservar nossa cultura é conservar a história da nossa cidade”, diz ela.

Sobre o monumento

Objeto havia sido furtado no fim de abril
Objeto havia sido furtado no fim de abril |  Foto: Karina Cruz
  

A estátua de Carlos Drummond de Andrade foi instalada em 2002, em comemoração ao centenário do poeta. Localizada na Avenida Atlântica, em frente à Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana, é inspirada em uma foto de Rogério Reis e foi confeccionada por Leo Santana.

A peça, feita em bronze, mostra Drummond sentado em um banco, de costas para o mar e olhando para o calçadão. Tanto moradores do Rio quanto turistas fazem questão de sentar ao lado do poeta, seja para fazer uma foto ou para admirar a paisagem.

< Ataque russo deixa 17 mortos na Ucrânia, afirmam autoridades "Em grande estilo", diz Viviane Araújo sobre retorno ao Salgueiro <